sábado, 7 de março de 2009

Deus, Jeová, Alá, Brahma, Zeus, Odin, Jahbulon...

"A grande força que criou e permanece guiando o universo", sim... Deus existe, todos os nomes citados acima existem... eles não são rivais, não são inimigos, nem criaram universos paralelos (que loucura). Eles são a mesma coisa (coisa não é a palavra), mas são "defendidos" por povos diferentes, com pensamentos diferentes, com necessidades diferentes, em lugares diferentes e muito provavelmente em tempos diferentes.
Ao contrário do que ateus metidos-a-intelectuais-super-desenvolvidos-mentalmente afirmam, nada prova a não existência desse ser tão idolatrado em todos os cantos do mundo (não que isso prove a existência).

"Se Deus não existisse seria preciso inventá-lo". Voltaire, o grande filósofo francês.
Será que todos entendemos o que está implícito nessa frase? Seria Voltaire um homem de fé, com convicções religiosas? Ou um homem cético, frio e defendesse a teoria que diz que o homem necessita de explicações para fenômenos misteriosos como, por exemplo, sua própria existência?
Claro que eu acredito na segunda hipótese, muito sarcasmo foi usado nessa célebre e famosa citação filosófica.
Antes de Deus existir, não havia quem necessitasse de sua existência. A partir do momento em que criou-se (sujeito indeterminado???? ou não...) a vida humana, algo teria que ser reponsável por ela. Daí a maior explicação (eufemismo para invenção) de toda a história surgiu : DEUS.

O que define existência? Palavras do Dicionário Aurélio: "Existir: 1. Ter existência real; ser, haver. 2. Viver, estar. 3. Subsistir, durar.
Isso, infelizmente, não explica muita coisa. Existir necessáriamente é concreto? é palpável? Certamante não. Existem o amor, o ódio, a vontade, a solidão, a dor, a raiva, a alegria... todos os sentimentos... E a fé é um dos mais fortes dentre esses. Acredito sim na força da fé, ela é Deus na forma mais "visível" - se é que isso é possível - é aí que está a vida, a existência: na força que existe dentro de nós, e ela é a nossa mente, a mente do mundo, de tudo que existe, repito : a fé é Deus. A fé existe, e Deus existe por ela. Só isso. [/O Alquimista]

Sei que já se tornou cansativo e repetitivo, mas eu acredito - sinônimo de ter fé - nessa teoria, que tem se tornado mais popular, está ficando na moda. Não sei se é exatamente agnosticismo, mas tenho certeza que não é ateísmo, algo muito pouco embasado. Vale a pena citar o livro "Deus, um delírio" de Richard Dawkins, que de uma forma insuportavelmente presunçosa tenta convencer o leitor que não acreditar em Deus é se mostrar alguém livre e indepentende, ter mente moderna e "descolada". Muito infantis os argumentos do autor, provoca náusea...

Bom, creio que isso ainda não é assunto encerrado, mas por hoje é só. Desenvolverei o tema. E ... fique com Deus... ou... Namastê !


Obs.: Meu amigo de mentirinha indicou o livro (que ele ainda não leu) e provocou esta escrita de hoje e as demais que virão relacionadas ao tema.

3 comentários:

Victor Guida disse...

Tema muito interessante. É bom pararmos para pensar sobre isso as vezes. É certo que tocar nesse assunto sempre gera muita discussão, mas desde que seja de forma saudável e sem ofensas, discutir até que é bom, cada um expõe suas opiniões e crenças e assim rola um papo legal e até filosófico. XD

Mel. disse...

Pois, um tema super delicado e que a maior parte das pessoas (me inclua nesse grupo) evita falar...
Mas, já que foi levantado aqui, vamos em frente!

Há uma série de dúvidas e questões inexplicáveis no universo, e eu cheguei a simples conclusão de que deve-se somente amar e aceitar. O exercício da reflexão só é válido até o ponto em que se chega a uma conclusão plausível. Pode parecer um pouco covarde, mas a essência disso tudo é, basicamente: Deus está dentro de você.

Continue escrevendo =)
Beijoss!

Migué URA disse...

BUSQUE A VERDADE QUE A VERDADE VIRA A VOCÊ, SAIBA SEU PASSADO QUE SABERA SEU FUTURO.

I'N'I