terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Discurso do orador - CPII Niterói 2010

Hoje compreendemos perfeitamente o orgulho que sentem os ex-alunos do Pedro II. Uma das características mais marcantes de quem veste e de quem vestiu este uniforme é amor declarado pelo colégio, e cada dia que passamos, nos três últimos anos, fizeram-nos entender e cultivar esse sentimento.

Sabemos que passamos por uma importante etapa de nossas vidas e que fomos muito bem preparados para os próximos desafios que virão. Fomos acolhidos por pessoas maravilhosas num espaço não tão maravilhoso assim. Enfrentamos grandes dificuldades, superamos a barreira da infra-estrutura, e estamos aqui, vitoriosos.

É surpreendente perceber o quanto mudamos e crescemos juntos. Convivemos com muitas diferenças, conhecemos pessoas que jamais imaginaríamos encontrar. Essa diversidade foi essencial para a nossa formação como pessoas mais maduras e tolerantes. Entendemos que o acúmulo de experiências e de conhecimento não deve ficar guardado para nós mesmos. Estamos cientes do nosso papel na sociedade e da nossa capacidade de contribuir para a transformação da mesma.

Apesar de termos reclamado bastante do cansaço, das aulas de segunda a sábado, da semana de certificações, das PAF’s e de outras partes estressantes do longo caminho até aqui, amamos o que vivemos. Divertimo-nos absurdamente em vários momentos. Das festas e desastres nas saudosas manilhas aos nossos estudos em conjunto; tudo já está guardado e eternizado em nossas memórias.

Somos gratos aos nossos familiares, especialmente aos nossos pais, por estarem ao nosso lado naqueles momentos nos quais ninguém mais estava. Por terem secados nossas lágrimas e também cobrado empenho.
Os amigos... Bravos companheiros de turma, corredor, pátio e refeitório! Agradecemos pelo companheirismo, pelo humor e pelas aventuras.
Aos queridíssimos professores agradecemos pela oportunidade que nos deram de aprender que os ditos carrascos podem ser os verdadeiros “bonzinhos”. Nossos professores são nossos amigos, são guerreiros como nós e certamente nos orgulhamos muito deles. Seremos eternamente gratos pelas aulas abarrotadas de aprofundamento e pela constante preocupação com nosso desempenho.
Agradecemos muitíssimo à Direção Geral do Colégio Pedro II e à direção da nossa querida Unidade Descentralizada de Niterói, que se esforçou para nos atender da melhor forma possível em meio a tantas adversidades.
Não poderíamos esquecer do SESOP, obrigada pela paciência, pela atenção e pelos conselhos! A todos os funcionários que nos acompanharam e estiveram sempre torcendo pelo nosso sucesso vai o nosso “muito obrigado” de coração!

Temos a ligeira impressão de que ano que vem tudo começará novamente, como se fosse somente mais um fim de ano letivo. Talvez demoremos a nos acostumar com os novos amigos, mas quando isso acontecer, com certeza não teremos esquecido os amigos que o Pedro II nos deu. Em alguns momentos, o tempo pareceu se arrastar, torturando-nos impiedosamente. Mas agora olhando para trás percebemos que passou muito rápido, por isso foi excelente termos aproveitado tanto!

É com muita felicidade, que temos a honra de sermos “brasileiros de um enorme e subido valor”. Ao Pedro II tudo! Muito mais que tudo!

3 comentários:

Izabella Viana disse...

Chorei quando você falou e chorei lendo agora. Ficou incrível. Sinto muito orgulho de ter estudado no Pedro II.

Sarah Fonseca disse...

achei maravilhoso o texto, sério, lindo! :')

Hiran Matheus disse...

É tanta gente para culpar esses anos maravilhosos que tivemos, discurso fiel, acho que não desmereceu ninguem, nem nossa história.